quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Anjo da guarda. Para sabermos um pouquinho mais.



Bons momentos para todos!


Desde velhos tempos ouvimos falar nos anjos da guarda. Para uns são seres angelicais que nos acompanham sempre. Para outros são figuras puras e infantis que foram determinados para proteger os seres humanos. Para muitos são mitos ou simplesmente não existem. De qualquer forma, na maioria das vezes, aprendemos a buscar nos anjos da guarda proteção e desde a tenra infância nos conectamos através de conhecidas orações simples e delicadas que nos ensinam a praticar antes de dormir.
De uma forma ou de outra, é muito bom saber e poder escolher em que ou no que queremos acreditar e para sabermos mais um pouquinho vejamos o que pesquisei:

Definição clássica:

Anjos da Guarda são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". 
A celebração católica dedicada aos anjos da guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data foi fixada pela primeira vez em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel.
O Inicio da celebração da festa distinta para os "Santos Anjos da Guarda", dedicada no dia  de Outubro tal como hoje, particular de cada pessoa, surge em 1670, com papa Clemente X, universalizada pelo Papa Paulo V, depois que o Papa Leão X aprovou o novo Ofício composto pelo franciscano João Colombi.
Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O Dia do Anjo da Guarda é comemorado no dia 2 de outubro.
Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.
Amém.
Essa é a oração tradicional católica Santo Anjo:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amem.
Segundo a visão espírita os chamados "anjos da guarda" pelo catolicismo correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui. O Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.
Ter a fé que possuímos um protetor seja qual for a sua definição é bom para nós, pois não nos sentimos sós e abandonados em nossos momentos angustiantes, duvidosos e sofridos. Naqueles momentos em que não nos basta a presença material de um amigo mais chegado ou um parente prestativo e que nosso íntimo não nos permite o desabafo, seja por inibição, seja por medo ou vergonha a figura invisível e fiel de um protetor em que podemos desabafar sem oposições ou julgamentos nos permite sossegar o coração.

Confiantes que nosso anjo da guarda está sempre pronto a nos guardar, conseguimos com que nosso espírito se tranquilize com mais facilidade. Dessa forma, é válido dedicarmos alguns momentos para um contato com o “anjo da guarda” ou “espírito protetor” que mais nos sentirmos atraídos e formando uma energia de contato pela força da atração positiva do querer. Essa energia com certeza será boa e positiva e seja pelo bem pensar, bem desejar e pelas boas intenções, as forças Divinas acudirão com certeza.

Alguns anjos mais conhecidos.

Mikael conhecido como “Príncipe da Milícia Celeste” auxilia nas situações de perigo físico. Seu dia é domingo e as cores, o dourado ou amarelo. Também ajuda a resolver problemas financeiros, como conseguir emprego ou ter novas opções de vida. Salmo 118.

Gabriel o nome significa “herói da humanidade”, sendo o chanceler de Deus. As cores são o prata ou branco e o dia, a segunda-feira. Costuma trazer boas notícias. Atua sobre as relações familiares, nas notícias sobre desaparecidos, em casos de gravidez difícil e desfaz conflitos. Salmo 36.

Raphael Seu dia é a quarta-feira, a cor é verde e o nome significa “Deus cura”. Protege de males físicos, emocionais e espirituais. Também atua na saúde dos animais, sendo conhecido como arcanjo da cura. Seus Salmos são 29,70 e 103, além do  33 para questões de ensino.

Haniel o nome significa “graça de Deus”. Seu dia é sexta-feira e a cor, rosa. Protege o amor, porque é o chefe dos cupidos. Também atua no restabelecimento do equilíbrio emocional. Protege os casamentos e os órfãos. Seus Salmos são 97 (casais), 144 (filhos) e 114 (família).

Dividem-se também em classificação hierárquica como arcanjos, querubins, serafins e outros e também falam-se em “anjos maus e anjos bons” que não nos cabe agora identificar.  




Para os espíritas o “anjo da guarda” ou “espírito protetor” é um espírito superior destinado a nós por toda a vida e quando este por algum motivo não puder mais nos acompanhar é substituído por outro. Temos também o espírito familiar que ajuda a nos velar. Apenas complementando definição dada no começo.

O importante é sentirmos paz de espírito, seja na certeza de estarmos protegidos por seres iluminados, ou simplesmente por termos certeza que a Divindade nunca nos abandona.

Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.

Fonte das pesquisas: Internet, livros especializados e revistas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

As cores da aura e seus significados




Bons momentos para todos!

Para dar início ao que me proponho daqui para frente, achei importante explanar um pouquinho sobre a aura, pois causa bastante curiosidade e muitas vezes não sabemos como melhor nos informar a respeito. 
Na prática da cura é muito importante saber, identificar e ter como base as características da aura das pessoas que recorrem ao tratamento complementar. Não é fácil, pois nem todos conseguem visualizar a aura, mas podemos treinar e aprimorar essa visualização e suas identificações. Dessa forma o tratamento se torna mais fácil. Também pode-se utilizar equipamentos como óculos apropriado e mesmo através de máquina fotográfica especial.
Para começar uma breve explicação para algumas dúvidas que normalmente temos,deixando claro que o assunto é rico e extenso.

O que é a aura humana?
A aura humana é uma força energética evolutiva, que reúne todas as nossas informações físicas e metafísicas, que sustenta a vida e caracteriza o ser humano. A aura circunda o corpo, protegendo-o como envoltório de luz. Além da extensão, a cor é determinante para se conhecer o estado emocional e de saúde de uma pessoa. Quando ficamos doentes a aura se retrai e a sua cor adquire tonalidades escuras, tornando-nos suscetíveis a sofrer ataques por parte de energias desarmônicas, o que tende a agravar ainda mais nosso estado. Sem ela, não poderíamos existir. Ela é uma radiografia de todas as nossas vidas desde o momento de nossa formação espiritual e contem dados sobre o passado, sobre a vida presente e até mesmo tendências futuras. A aura constitui um sistema dinâmico e evolutivo, portanto, sujeito a uma contínua transformação.  
A aura é constituída por quatro campos, quatro camadas:
1) Aura da saúde física;
2) Aura astral ou emocional;
3) Aura mental;
4) Aura do corpo etérico.

A aura se mantém inalterada no dia a dia?
Embora sua constituição exclusiva, ou estrutura básica, seja normalmente estável, o sistema áurico dispõe de flexibilidade suficiente para alterar sua coloração, intensidade, amplitude e frequência.

O meio ambiente interfere na aura?
A aura é sensível à totalidade do nosso ambiente interno e externo. Os fatores mentais, físicos, espirituais interagem constantemente para atuar sobre a aura. Traços de personalidade, condições de saúde, interesses pessoais, questões sociais, estados emocionais e as circunstancias do momento podem exercer um efeito drástico e imediato sobre a aura. Mesmo eventos distantes, globais ou cósmicos, podem alterar a aura.

Qual a importância psíquica da aura?
Por constituir uma crônica da história de cada indivíduo, a aura pode fornecer informações importantes e não disponíveis por meio de outras fontes. Um número cada vez maior de evidências sugere que, alem das experiências de vidas passadas e presente, os eventos futuros, positivos e negativos, podem estar registrados na aura. Sua simples visualização é capaz de ativar nossas faculdades psíquicas, incluindo telepatia, premonição e clarividência.

Toda aura tem cor?
A aura humana jamais perde a coloração. Embora a intensidade e a distribuição de cores variar consideravelmente, em termos gerais, a aura se caracteriza pela predominância de uma cor numa estrutura áurica relativamente estável. Embora às vezes se observem áreas brancas, a aura inteiramente branca, significa perfeição, não existe.


 AS CORES DA AURA E SEU SIGNIFICADO

Amarela:
pessoas - indica inteligência, facilidade para se comunicar e para aprender e supremacia da
razão sobre a emoção.
animais - pode ser sinal de doença, debilidade física ou tristeza
plantas - significa falta de vitalidade, especialmente se a tonalidade do amarelo for muito
fraca.
objetos - costumam ser dotados de pouco energia ou emitir vibrações ruins.

Azul :
pessoas - indica paz interior, harmonia, saúde e equilíbrio, bem-estar, descanso, e
autoconfiança. geralmente se manifesta com maior intensidade após o ato sexual
satisfatório e durante o sono.
animais - é sinal de felicidade e de satisfação com o tratamento que vêm recebendo do
dono.
plantas - indica propriedades tranquilizantes e analgésicas.
objetos - pode ser interpretado como uma emanação de fluidos positivos.

Cristal:
pessoas - indica dons telepáticos, poder de cura, paranormalidade, pureza e bondade.
costuma se manifestar com maior força nas mãos de massagistas que lidem com cura.
animais - é sinal de capacidade de adaptação
plantas - tanto pode significar positividade quanto falta de vigor e venerabilidade.
objetos - expressa o poder de receber e emanar energias

Dourado:
pessoas - indica espiritualidade elevada e prosperidade. ela surge com mais intensidade na
região do tórax, pois esta associada ao amor.
animais - expressa felicidade.
plantas - simboliza a suavidade e fluidos positivos.
objetos - mostra que foram tocados por uma pessoa bem intencionada

Laranja:
pessoas - indica capacidade de realização, sensualidade, boa saúde, versatilidade e
dinâmica.
animais - é sinal de manifestação dos instintos(fome, sede, desejo sexual).
plantas - indica a produção de sementes e flores.
objetos - expressa um grande potencial energético(é comum em sinos e objetos religiosos
em geral).

Verde:
pessoas - indica saúde e vigor. esse tom costuma aparecer com mais intensidade na região
da cabeça, pois está associada a atividade mental
animais - indica mansidão
plantas - demostra a emissão de forte ondas de energia positiva, sendo muito comum nos
vegetais dotados de propriedades curativas.
objetos - são uma autêntica fonte de passividade. costumam apresentar este tom depois de
terem sido tocados por uma pessoa que esta de bem com a vida.

Vermelho:
pessoas - indica vitalidade, excitação, coragem e forte energia sexual, porém se estiver
concentrada em um determinado ponto, pode ser algum sinal de distúrbio.
animais - exprime instinto e vigor.
plantas - está associada ao crescimento.
objetos - indica que eles foram tocados por alguém que estava entusiasmada ou ansiosa e
que os deixou impregnados de energia.

Violeta:
pessoas - expressão de poderes mediúnicos, capacidade de compreensão, saúde e mente
equilibrada.
animais - satisfação e felicidade.
plantas - sinal de uma força positiva.
objetos - indica uma forte concentração energética, e geralmente se manifesta depois que o
objeto foi tocado por uma pessoa espiritualmente evoluída.

Conhecendo a nossa aura e o estado em que se encontra, podemos através de diversas formas reequilibrar o seu campo energético. A terapia holística orienta e permite o tratamento com amplos recursos como: Cromoterapias, Cristais, essências aromáticas, exercícios energizantes e muitos outros. A meditação também é um ótimo recurso para a autocura.

Espero ter podido ajudar com as informações. Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Psicoterapia Holística. Enfim meu caminho!





Bons momentos para todos!

Queridos amigos que me acompanham, estive em momentos transitórios por isso não postei ultimamente. Como disse anteriormente completei meio século de vida que me fez pensar no presente sem esquecer o futuro. Estive em diversas experiências e nesse caminhar procurei me encontrar. Entrei novamente na faculdade para fazer uma pós-graduação em psicopedagogia, mas tranquei, pois não me encontrei lá. Hoje estou fazendo O curso avançado em Terapia Holística que me fez finalmente achar a minha estrada.
Paralelamente a esta formação estou participando do curso de Reiki, florais, cromoterapia e outras formações que me ajudarão quando estiver atuando.
Para quem não conhece ou não tem muita informação a respeito da Terapia Holística, uma breve explicação: 

TERAPIA HOLÍSTICA (Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade) é mais Qualidade e Bem-Estar em sua vida, utilizando-se de uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem-sucedido.
Aconselhamento, Terapia Floral, Terapia Corporal , Acupuntura, Auriculoterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, Reiki, dentre muitas outras técnicas...

Não se trata de um tratamento alternativo, como popularmente e erradamente é conhecida, pois não substitui o tratamento convencional da medicina e sim um complemento, uma nova visão complementar de ver o corpo, a mente e o ser como um todo numa contribuição Universal, energética. O tratamento holístico complementa através dos tratamentos naturalistas, dando ênfase aos produtos naturais e aos procedimentos onde visam uma maior integração com a natureza do corpo, da alma e do astral, dessa forma, aumentando a qualidade de vida num encontro íntimo com o eu sou, eu posso, eu curo. Na verdade é a conscientização do ser com suas capacidades próprias e com a contribuição inicial do terapeuta.

Encontrei-me neste novo caminho pela minha enorme vontade de ajudar as pessoas a curar seus males numa harmonização com a ciência tradicional. A medicina hoje está com os olhos abertos para essas possibilidades e já vemos em diversos hospitais públicos ou não aberturas para o tratamento através do Reiki, da homeopatia, da acupuntura e muitas outras práticas complementares.
Portanto meus amigos, daqui para frente vocês encontrarão aqui tudo que eu puder proporcionar em informação e oportunidade a respeito desta minha nova caminhada.

Todo o meu trabalho será disponibilizado gratuitamente, pois não pretendo ganhar nada com ele e procurarei direcioná-lo às pessoas que realmente não podem pagar por eles. Por enquanto estou em formação, estudando, mas brevemente estarei atuando em locais apropriados, onde informarei a todos através do faceboock e do blog.  Durante este período estarei transmitindo aqui as minhas descobertas.

Muita paz e amor para todos. Valéria Ribeiro.