segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acessibilidade para o deficiente ou para todos?

Acessibilidade É apenas permitir que qualquer pessoa com Deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, ...
Noções de acessibilidade: A Acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos.
Fonte: Internet em vários acessos... A palavra acessibilidade não foi encontrada no dicionário.

Na minha experiência de vida constatei que esse novo conceito para acesso tem no fundo uma conotação demagógica e de sentido a refletir a autopiedade e a minimização do sentimento de culpa das pessoas. Um tanto quanto radical não é mesmo? Mas podemos analisar com frieza essa expressão e os movimentos sobre ela. Podemos observar que a palavra acesso por si só já possibilita dificuldades em administrá-la, mas a acessibilidade nos força a pensar no outro como uma condição de se abrirem as portas.
Vejam bem, o acesso deveria ser Universal independente da condição imposta pela necessidade "diferenciada" do outro. Estamos preocupados em gritar pela acessibilidade dos deficientes por querermos ser "caridosos" e aparentemente corretos com o próximo. A lei e os "olhos vigilantes" nos cobram essa responsabilidade.
Voltando a minha experiência de vida, fui verificando que se na prática nós tentamos proporcionar acessibilidade aos deficientes, pecamos em dificultar acesso aos "não deficientes". Quantas dificuldades encontrei na minha jornada clamando por acesso aos mais variados lugares possíveis e inimagináveis.
Encontrei dificuldade de acesso ao querer adentrar em bibliotecas, em parques, em cursos (mesmo os pagos, inagina os gratuitos), nas instituições religiosas variadas (essas então parecia que precisava de senha), nos estacionamentos (que mesmo sendo na rua da residência é preciso pagar pela estadia) e muitos mais.
Mas o que me chama mais a atenção é a dificuldade de acesso às pessoas, estas em suas "posições" formam uma barreira que antes de qualquer atenção, avalia a questão, para permitir a acessibilidade à sua atenção.
Leis demagogas que forçam a acessibilidade de nossos irmãos deficientes camuflam a própria deficiência em educar o povo para permitir amigavelmente e sem medo a acessibilidade à todos. Essa lei imposta que numa reação em cadeia vai permitindo "pequenas leis" impostas pelos "aparentemente" seguidores das leis que impõem dificuldades de acessibilidade aos não ditos "deficientes" assim prejudicando o acesso  deles.
Na seleção não natural da vida todos vamos dificultando a acessibilidade de nossos irmãos com regras que desrespeitam o direito do outro fazendo-o "pagar" pelas imposições, que no nosso não entendimento do amor, ainda nos pressiona e nos pune por não adaptarmos a acessibilidade para todos. Assim, encontramos grupos "preocupados" em reformar prédios para permitir acessibilidade, mas na essência da coisa, não permite essa mesma acessibilidade aos que os procuram independentemente das necessidades físicas ou não. Então vemos ruas adaptadas, mas desrespeito às faixas de pedestres, instituições das mais variadas adaptadas mas com suas portas fechadas e regras absurdas, escolas adaptadas mas com total interesse financeiro desrespeitando o direito de todos, hospitais adaptados mas ausência de especialistas e cordialidade e por aí vai em análises que nos custariam dias intermináveis. Valéria Ribeiro.