quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia 1 ou 5? Dia ou semana mundial do meio ambiente. Que importa?


Bons momentos para todos!
Queridos amigos sempre estamos nos prendendo a datas. Dia, semana, mês que se comemora. O que importa? Na verdade todo dia é dia para se pensar e agir por causas importantes. - É para chamar a atenção! Diz um.
- É para despertar e conscientizar! Falam outros.
Precisamos é da educação diária dos nossos atos generosos com tudo o que nos rodeia. Pessoas, animais, vegetais, minerais.
Respeito, consideração e principalmente reconhecimento de que sem eles não existiríamos. Nossa sobrevivência depende do equilíbrio constante e de nossa compreensão com suas necessidades. A natureza já nos mostrou o quanto somos frágeis nos fazendo ver que somos o único animal que não sobrevive ao léu quando nasce. Somos fracos, mesmo com a consciência, o intelecto e o talento. Precisamos uns dos outros para sobreviver e do todo também.
Portanto todos os dias são dias de despertamento. Vamos acordar?
Enquanto isso vamos desfrutar?


Pergunta feita a Emmanuel e que está no livro O Consolador página 100 - FEB/Psicografia de Chico Xavier.
 Pergunta 121- O meio ambiente influi no espírito?
- O meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas influências sobre a personalidade, faz-se indispensável que o coração esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influenciação.


E também em Conduta Espírita - André Luiz/ Chico Xavier e Waldo Vieira - FEB 
Ítem 13 página 113.
 Perante a natureza

De alma agradecida e serena, abençoar a Natureza que o acalenta, protegendo, quanto possível, todos os seres e todas as coisas na região em que respire. A Natureza consubstancia o santuário em que a sabedoria de Deus se torna visível. Preservar a pureza das fontes e a fertilidade do solo. Campo ajudado, pão garantido. Cooperar espontaneamente na ampliação de pomares, tanto quanto auxiliar a arborização e o reflorestamento. A vida vegetal é moldura protetora da vida humana. Prevenir-se contra a destruição e o esbanjamento das riquezas da terra em explorações abusivas, quais sejam a queima dos campos, o abate desordenado das árvores generosas e o explosivo na pesca. O respeito à Criação constitui simples dever. Utilizar o tesouro das plantas e das flores na ornamentação de ordem geral, movimentando a irrigação e a adubagem na preservação que lhes é necessária. O auxílio ao vegetal exprime gratidão naquele que lhe recebe os serviços. Eximir-se de reter improdutivamente qualquer extensão de terra sem cultivo ou sem aplicação para fins elevados. O desprezo deliberado pelos recursos do solo significa malversação dos favores do Pai. Aplicar as forças naturais como auxiliares terapêuticos na cura das variadas doenças, principalmente o magnetismo puro do campo e das praias, o ar livre e as águas medicinais. Toda a farmacopéia vem dos reservatórios da Natureza. Furtar-se de mercadejar criminosamente com os recursos da Natureza encontrados nas faixas de terra pelas quais se responsabilize. O mordomo será sempre chamado a contas.
"Pois somos cooperadores de Deus." - Paulo (I Coríntios,3:9)
Paz e muito amor para todos! Valéria Ribeiro.