quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oportunidade


Oportunidade - Qualidade de oportuno/ ocasião oportuna                                                 
Oportuno – Que vem ao encontro, de acordo com os desejos/ que vem a tempo/ que vem a propósito/ conveniente.
     A reencarnação é a primeira oportunidade que Deus nos deu. Ela nos foi concedida como oportunidade de renascimento para evoluir, através de acertos de contas com os erros do passado. Quando nascemos, é nos dada à oportunidade de mais uma vida para alcançarmos a felicidade.  Nossos pais são a nossa oportunidade de educação, alimento e amor. Mesmo quando nos faltam, a vida apresenta abrigo numa oportunidade através de bem feitores, protetores ou mesmo companheiros de situação que nos guardam e apóiam.  A todo instante nos deparamos com oportunidades, mas poucas vezes as percebemos.
     Ao abrirmos os olhos pela manhã, nos deparamos com nossa primeira oportunidade do dia. A vida que se levanta para aquele dia. Mesmo nas situações mais desesperadoras, incompreendidas, desacertadas, sempre surge uma oportunidade. Nosso Pai não nos desampara e sempre nos mostra uma porta para que ao abrirmos possamos seguir a diante. Temos as instituições religiosas que são variadas, mas o que importa mesmo é a religiosidade que adquirimos na certeza da existência de um criador e da consciência de suas leis a serem seguidas. Também podemos contar com os grupos que apóiam as crianças desamparadas, os idosos, os desempregados, ONGs variadas etc. Estas oportunidades estão por toda parte. Devemos aproveitá-las, mas devemos ter consciência da verdadeira necessidade que temos dela naquele momento e principalmente em saber que muitos também podem estar precisando dessa ajuda. Quando surgem para nós estas oportunidades precisamos estar conscientes que elas são somente um passo para que avancemos mais. Elas surgem através da orientação divina para que sirvam de apoio ao nosso caminhar. Nunca devemos usufruir delas inconsequentemente, egoisticamente.
     Devemos através das nossas oportunidades aprender que outros também necessitam dela para continuar. Devemos dignificar nosso caminho através de nossos esforços. No caso de um desemprego, de uma “tragédia”, de uma perda.  A oportunidade dessas ajudas nos favorece para continuarmos, mas no decorrer do período, devemos procurar erguer nossas forças para buscarmos nosso sustento dignamente através do esforço próprio, assim disponibilizando essas ajudas que momentaneamente nos favorecem a outro irmão que necessita tanto o mais que nós.
     Lembremos sempre que as oportunidades não são somente aquelas que nos apóiam através da caridade. Temos também as oportunidades de servir, de colaborar, de aprendermos, de apoiarmos, de recomeçarmos, de crescermos, de curarmos e nos curar. Todas as oportunidades nos favorecem de alguma forma.
     Existem também as más oportunidades e dessas devemos fugir.  As dos vícios, das ociosidades, dos crimes, das maldades, dos oportunismos, do egoísmo, da maledicência, da exploração de um inocente e tantas outras que a todo instante estamos sendo tentados a elas. Nosso Pai querido nos deu a oportunidade do livre arbítrio para que possamos escolher as nossas oportunidades surgidas e mesmo que nos pareça que nada nos é dado, é nos dado a oportunidade de mudarmos nosso pensamento para que acreditemos no melhor. E finalizando temos a maior das oportunidades que muitas vezes nos passa despercebida: O novo dia que surge clareando a escuridão da noite que se passou. Valéria Ribeiro.