quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Anjo da guarda. Para sabermos um pouquinho mais.



Bons momentos para todos!


Desde velhos tempos ouvimos falar nos anjos da guarda. Para uns são seres angelicais que nos acompanham sempre. Para outros são figuras puras e infantis que foram determinados para proteger os seres humanos. Para muitos são mitos ou simplesmente não existem. De qualquer forma, na maioria das vezes, aprendemos a buscar nos anjos da guarda proteção e desde a tenra infância nos conectamos através de conhecidas orações simples e delicadas que nos ensinam a praticar antes de dormir.
De uma forma ou de outra, é muito bom saber e poder escolher em que ou no que queremos acreditar e para sabermos mais um pouquinho vejamos o que pesquisei:

Definição clássica:

Anjos da Guarda são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". 
A celebração católica dedicada aos anjos da guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data foi fixada pela primeira vez em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel.
O Inicio da celebração da festa distinta para os "Santos Anjos da Guarda", dedicada no dia  de Outubro tal como hoje, particular de cada pessoa, surge em 1670, com papa Clemente X, universalizada pelo Papa Paulo V, depois que o Papa Leão X aprovou o novo Ofício composto pelo franciscano João Colombi.
Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O Dia do Anjo da Guarda é comemorado no dia 2 de outubro.
Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.
Amém.
Essa é a oração tradicional católica Santo Anjo:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amem.
Segundo a visão espírita os chamados "anjos da guarda" pelo catolicismo correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui. O Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.
Ter a fé que possuímos um protetor seja qual for a sua definição é bom para nós, pois não nos sentimos sós e abandonados em nossos momentos angustiantes, duvidosos e sofridos. Naqueles momentos em que não nos basta a presença material de um amigo mais chegado ou um parente prestativo e que nosso íntimo não nos permite o desabafo, seja por inibição, seja por medo ou vergonha a figura invisível e fiel de um protetor em que podemos desabafar sem oposições ou julgamentos nos permite sossegar o coração.

Confiantes que nosso anjo da guarda está sempre pronto a nos guardar, conseguimos com que nosso espírito se tranquilize com mais facilidade. Dessa forma, é válido dedicarmos alguns momentos para um contato com o “anjo da guarda” ou “espírito protetor” que mais nos sentirmos atraídos e formando uma energia de contato pela força da atração positiva do querer. Essa energia com certeza será boa e positiva e seja pelo bem pensar, bem desejar e pelas boas intenções, as forças Divinas acudirão com certeza.

Alguns anjos mais conhecidos.

Mikael conhecido como “Príncipe da Milícia Celeste” auxilia nas situações de perigo físico. Seu dia é domingo e as cores, o dourado ou amarelo. Também ajuda a resolver problemas financeiros, como conseguir emprego ou ter novas opções de vida. Salmo 118.

Gabriel o nome significa “herói da humanidade”, sendo o chanceler de Deus. As cores são o prata ou branco e o dia, a segunda-feira. Costuma trazer boas notícias. Atua sobre as relações familiares, nas notícias sobre desaparecidos, em casos de gravidez difícil e desfaz conflitos. Salmo 36.

Raphael Seu dia é a quarta-feira, a cor é verde e o nome significa “Deus cura”. Protege de males físicos, emocionais e espirituais. Também atua na saúde dos animais, sendo conhecido como arcanjo da cura. Seus Salmos são 29,70 e 103, além do  33 para questões de ensino.

Haniel o nome significa “graça de Deus”. Seu dia é sexta-feira e a cor, rosa. Protege o amor, porque é o chefe dos cupidos. Também atua no restabelecimento do equilíbrio emocional. Protege os casamentos e os órfãos. Seus Salmos são 97 (casais), 144 (filhos) e 114 (família).

Dividem-se também em classificação hierárquica como arcanjos, querubins, serafins e outros e também falam-se em “anjos maus e anjos bons” que não nos cabe agora identificar.  




Para os espíritas o “anjo da guarda” ou “espírito protetor” é um espírito superior destinado a nós por toda a vida e quando este por algum motivo não puder mais nos acompanhar é substituído por outro. Temos também o espírito familiar que ajuda a nos velar. Apenas complementando definição dada no começo.

O importante é sentirmos paz de espírito, seja na certeza de estarmos protegidos por seres iluminados, ou simplesmente por termos certeza que a Divindade nunca nos abandona.

Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.

Fonte das pesquisas: Internet, livros especializados e revistas.

Nenhum comentário: