terça-feira, 17 de maio de 2011

Você já despertou o seu talento?



Bons momentos para todos!

Amigos queridos gostaria de falar com vocês sobre um assunto bastante interessante; O talento.
O que seria essa palavra que nos soa por vezes “estranha” aos ouvidos?

Vamos ver: Talento:    1- Peso e moeda da Grécia antiga.
                                  2- Inteligência brilhante; aptidão natural. (Minidicionário  Ruth Rocha ed. scipione)


Bom, vamos analisar a segunda definição sabendo que se esse nome foi denominado à uma moeda é porque materialmente vale muito. Mas, vamos nos importar com o talento “nosso”, “in natura”, próprio, individual humano. Mesmo sendo próprio de cada um, todos temos talento ou talentos que desenvolvemos ou não.
Identificar, intensificar e transformar em sucesso o nosso talento é que é a questão. Isso vai depender muito do incentivo gerado na primeira infância e ser alimentado no decorrer da vida. Esse talento pode ficar adormecido a vida inteira ou ser apresentado inconsciente, automaticamente sem ser percebido nem pelo indivíduo que o demonstra nem pelos outros.
Muitas pessoas confundem a cultura com o talento, mas há uma grande diferença. Nós podemos adquirir cultura, mas o talento independe da cultura, pois é inerente ao homem ele pode ser culto e talentoso, culto e não talentoso para aquela bagagem cultural, mas seu talento o ajuda na cultura, pois facilita em adquirir uma cultura mais “talentosa” naquilo que suas habilidades lhe propõem. O talento está para a cultura, mas nem sempre a cultura está para o talento.
Vamos pensar...
... A CULTURA é a mediação entre os homens e a natureza.

A CULTURA é herança e resulta do jogo da comunicação. 

A CULTURA é construção e permite aos indivíduos e aos grupos se projetarem no futuro. 

A CULTURA é em grande medida feita de palavras, articula-se no discurso e realiza-se na representação.

O TALENTO é uma aptidão natural ou uma habilidade adquirida que permite ao indivíduo manifestar-se por gestos e jeitos, sons e voz, criando e recriando rituais que assumem uma identidade nas sociedades através dos tempos. 

O TALENTO é inteligência emocional. 

O TALENTO é inteligência excepcional. Fonte: Internet. Site Unifra.


Na minha experiência, só descobri meus talentos (tenho alguns) na idade adulta e foi sendo despertado com a ajuda de momentos sofridos, superados e favorecido com a necessidade de “despertamento” individual. Não tive incentivo na descoberta e desenvolvimento dos meus talentos e por isso eles ficaram “hibernando até o inverno passar.”
É normal isso acontecer quando não temos esse olhar sensível conosco dos nossos cuidadores responsáveis, mas não é por maldade e sim por uma roda cultural e social, pois que em certas sociedades não é prioridade o desenvolvimento dos talentos.
Em algumas sociedades esse desenvolvimento faz parte da vida das pessoas, mas infelizmente em algumas é feito com exagero tendo até “sequestro” e “monitoramento” desses talentos desde a tenra idade até ao máximo quando são literalmente "descartados".
Despertar nossos talentos é importante, mas com livre arbítrio, prazeroso e construtivo. 
Todos somos talentosos em alguma coisa. A culinária primorosa da cozinheira, o glamour do costureiro, a beleza das artes dos artistas, o ponto discreto e belo da costureira ou do cirurgião, o desenho daquele guri, a roupinha da boneca daquela guria as histórias da vovó e os conselhos do vovô. Os talentos variam em formas, belezas e construções.
Somos talentosos em nossos conselhos, em nossas palavras em nossos abraços. Na fala, no ouvir, no apoiar. Temos talentos para o bem e também para o mal. Temos talentos para o sim e para o não. Eles podem ser simples, mas nunca sem valor.
Precisamos diferenciar capacidade de talento, porque ter capacidade para alguma coisa não significa talento para a coisa, embora todos nós temos a capacidade e o talento, mas nem sempre para as mesmas coisas.
E então? Você já descobriu e despertou os seus talentos?
Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.