sexta-feira, 27 de maio de 2011

Problemas do Mundo


Bons momentos para todos!
Queridos, muitos estão em busca de entendimento sobre os problemas que assolam a humanidade e o nosso mundo vivente. São teorias, são previsões, são conjeturas. O assunto rola de boca em boca em busca de justificativas e soluções para tantos sofrimentos. Mas, continuamos a valorizar o bem estar econômico exagerado e a colocar as soluções materiais como objeto de satisfação e solução. "Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a trazer", falam os mais céticos e materialistas. Vivemos buscando as alternativas no conforto material para nos sentirmos melhores. Paliativos que não trazem soluções nem respostas para nossas angústias. Buscamos então nas diversas igrejas a fé desesperada e "ignorante" que justifica mometaneamente nossa tranquilidade nos conduzindo à falsas opções e ações nos levando a um embriagado prazer e aceitação de nossas escolhas de vida no que diz respeito aos exageros que falsamente nos seduz. É o chamado "tenho porque mereço", "Se Deus me deu, então mereci" esses raciocínios. Esquecemos que Deus não dá a ninguém, fornece por empréstimo a todos por igual assim como o sol ilumina toda a humanidade. Somos nós que fazemos as divisões dentro dos nossos equívocos, dívidas e ignorância. Só o equilíbrio trará a igualdade e o ajustamento nos merecimentos de cada um. No processo evolutivo e no resgate de nossos carmas adquiridos na insanidade da perdição ambiciosa e desequilibrada da humanidade, ainda sofremos as consequências. Não encontraremos soluções dos questionamentos enquanto não adquirirmos a verdadeira fé nos ensinamentos cristãos à luz da fé raciocinada, consciente e equilibrada. Vejamos o que Bezerra de Menezes nos fala sobre os problemas do mundo. Paz e amor para todos. Valéria Ribeiro. O mundo está repleto de ouro. Ouro no solo, Ouro no mar. Ouro nos cofres. Mas o ouro não resolve o problema da miséria.
"O mundo está repleto de espaço. Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos. Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.
O mundo está repleto de cultura. Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião. Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.
O mundo está repleto de teorias. Teorias na ciência. Teoria nas escolas filosóficas. Teorias nas religiões. Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.
O mundo está repleto de organizações. Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais. Mas as organizações não resolvem o problema do crime.
Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão;para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.
Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina dos Espíritos que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamamos aos problemas do mundo: 
FORA DO CRISTO NÃO HÁ SOLUÇÃO."                
Bezerra de Menezes/Chico Xavier - Livro O Espírito da Verdade.