domingo, 19 de dezembro de 2010

Deus,Jesus e nós




Olhamos para o céu e procuramos em nossa lembrança a imagem retratada pelos artistas em sua melhor expressão; Jesus.
     Vivemos sempre o dilema de nos aproximarmos Dele, pois a impossibilidade inculcada em nós nesses séculos de vindas e idas nos distanciou e nos dificultou em aceitá-lo como possibilidade de realização em nós.
     Através da Doutrina espírita soubemos que Jesus é o espírito mais evoluído que reencarnou no Planeta Terra e os espíritos também nos informaram que Ele é o eleito Governador do nosso Planeta. Mas, o que não nos foi esclarecido e explicado é que Ele para se tornar um espírito de tamanha envergadura precisou vivenciar existências de vidas na matéria, que foi criado simples e ignorante e que precisou evoluir passando por processos igualmente proporcionados a todos os seres criados pelo Pai. Simples assim.
     Ter consciência disso nos aproxima Dele, faz Dele possível a nós, desmistifica sua imagem impossível e inacessível. Vendo dessa forma nos faz possível uma evolução tanto quanto a Sua. De certo que serão passos longos, dolorosos e difíceis, mais para uns, menos para outros, mas possível.
      Jesus traçou a Sua estrada. A estrada Dele. Nós traçamos a nossa estrada, pois somos individualidades. Não devemos querer seguir na estrada de Jesus, o que devemos procurar é trazer até nós o exemplo de seus atos conquistados por Ele em sua estrada.
     Trazendo para a nossa estrada seus exemplos, poderemos traçar novos rumos evolutivos para nós. Jesus em sua caminhada evolutiva chegou a perfeição e traçou em seu rumo o mapa do amor. Ao invés de seguir a diante em seus passos, retornou, se comprometeu com seus irmãos e dividiu conosco sua aprendizagem. Assim como um irmão mais velho que pega na mão de seus irmãos menores e os conduz a seu exemplo para o futuro. Há aqueles que rebeldes se soltam e querem andar sozinhos, Há aqueles que o seguem ao exemplo e se formam em independência esplêndida.
     Tiremos de nossa mente a imagem de Jesus santificada e caricata dos quadros ao qual nos admiramos às lagrimas. Busquemos Jesus o homem, o irmão que cada um imagina a sua maneira seja louro, moreno, pardo ou negro. Apenas homem, o filho do Pai tanto quanto nós. Assim poderemos nos aproximar Dele verdadeiramente e assimilar os seus exemplos como possíveis de segui-los.
     Quando conseguirmos ver Jesus como nosso irmão, concreto em Sua vivência aqui conosco em uma época, poderemos buscá-lo verdadeiramente em cada um de nós facilitando achá-lo também no próximo.
Ele disse “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”,
     Vemos Jesus como nosso irmão e assim vemos Deus como nosso Pai. Quando nosso irmão disse “O meu Pai me enviou” quis apenas dar ênfase à importância de sua missão, mas em momento algum Jesus disse que o Pai era somente Dele.
     Sendo o Pai de todos nós, então podemos definitivamente nos certificar que Ele não privilegia ninguém e certamente terá uma missão para cada um de nós.
     A possibilidade de nos igualarmos um dia ao nosso irmão Jesus, facilita para nós o respeito por nós mesmos e pelo próximo. Portanto, ao olharmos para os nossos próximos que verdadeiramente são os nossos irmãos, poderemos buscar neles um pouquinho de Jesus, assim todo respeito e amor que sentimos por Ele sentiremos também por eles.
     Nas imperfeições ainda contidas em nós e nos outros podemos buscar algo de bom. Se nosso vizinho é bondoso, busquemos Jesus na bondade dele, se nosso irmão consangüíneo é paciente, busquemos Jesus na paciência dele, se nosso colega de trabalho é equilibrado, busquemos Jesus no equilíbrio dele, se nossa esposa é atenciosa, busquemos Jesus na atenção dela, pois ninguém é ruim de todo e nos mais cruéis dos homens bate um coração. Então, busquemos em cada um o que possui de bom e busquemos o bom de Jesus em cada um, desta forma estaremos olhando nosso próximo, nosso irmão como possibilidade de um dia chegar junto a Ele que é o nosso irmão maior, pois devemos viver de possibilidades e não de fantasias. Se a nossa aproximação de Jesus nos for impossível, nunca conseguiremos possibilitar nem a nós nem a ninguém a ascensão.
     Jesus existiu junto a nós em matéria e agora vive em espírito, sempre a nos auxiliar. Nos aproximando Dele, na possibilidade Dele também um dia ter sido como nós, nos dará a segurança de verdadeiramente evoluirmos. Ele veio para exemplificar o ensinamento, não precisamos ruminar verbos nas mais diversas traduções e interpretações, pois na verdade Jesus nada escreveu. FEZ.
     Procuremos em cada um o exemplo que Jesus nos deu montando o mosaico da evolução em busca da felicidade prometida e na certeza que encontraremos, respeitemos esse pedacinho de Jesus em cada um amando-o como se a Ele fosse, pois se Jesus está em nosso vizinho, colega, familiar, amigo, professor, colaborador, comerciante, concorrente, inimigo, nos animais, na natureza e em nós mesmos, amar ficará bem mais fácil e então poderemos mudar o título deste texto para: Pai, filho e irmãos. 
 Valéria Ribeiro.  Esse texto foi escrito em outubro/2009.