domingo, 9 de janeiro de 2011

Preconceito de quê?



Preconceito sm 1 Conceito antecipado. 2 Opinião formada sem reflexão; superstição; prejuízo.
Fonte: Minidicionário Ruth Rocha. 2001. (sem preconceito).
Analisando:
Preconceito é o conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério - PRÉ (antecipação) + CONCEITO (entendimento, ideia  opinião) então neste significado condiz com uma "antecipação de idéias", e confirma a frase posterior: "sem fundamento sério", sem base, sem concepção sólida. Superstição a palavra logo no início dela, nos lembra algo "super" e isso quer dizer excessivo, e na sua significação menciona algo sobre excessiva crença errônea que induz a falsas concepções que levam a prática de coisas absurdas e imaginárias. Prejuízo e erro  na primeira palavra também significa "efeito de prejudicar" e "opinião antecipada", e a palavra erro também quer dizer equívoco, engano. Somando essas definições, teremos PRECONCEITO...é a antecipação de ideia que provém de uma excessiva crença errada que pode prejudicar alguém com essa concepção equivocada. Fonte: Recanto das letras.
Bom meus amigos, depois dessa aula o que podemos pensar?
Quando avistamos algo que nos "fere", pois vemos pelo olho esquerdo do julgamento, começamos a construir uma destruição externa e interna provocando inúmeros prejuízos ao avistado e ao mesmo tempo empodrecendo a alma daquele que avista e julga.
Com o espírito poluído de crenças e encucações milenares vamos identificando o que outrora nos pareciam "asqueroso" transportando para a vivência atual toda a formação viciosa e doente, desta forma, multiplicamos em nós o que "achamos" correto e concebível e vamos selecionando e condenando o que não nos satisfaz passando por cima do direito alheio, defendendo "com unhas e dentes" tais "conceitos" que na verdade são pré conceitos gerando assim o já famoso, divulgado e combatido preconceito. Vamos acordar? Vamos respeitar o outro? Vamos amar? 

Paz e muito amor para todos! Valéria Ribeiro.