segunda-feira, 27 de junho de 2011

Honestidade o que é isso?




Bons momentos para todos.
Queridos amigos sei que esse assunto é deveras complicado, mas é importante falar sobre ele.
Por que é tão difícil ser transparente e honesto no falar, no agir e no pensar? Jesus nos falou que não pecamos apenas pelos nossos atos, mas também pelos pensamentos e pelo que falamos por isso o melhor é vigiar e orar.
Vigiar para não escorregarmos e orar para que possamos obter ajuda nesse intuito.  Conjugar o “verbo” honestidade nas três formas realmente é muito difícil, pois pensar honestamente, falar honestamente e agir honestamente implicam em nunca mentir e não mentir é quase impossível. Muitas vezes nos pegamos na omissão. - Eu não menti, apenas omiti. Falamos na maior cara de pau. Omitir também é mentir. – Mas o melhor para o caso era não falar. Completamos. Depende, pois se a opção foi omitir era porque partiu de algo que não é bom. O que é bom não precisa de omissão. É complicado mesmo e vivemos um conflito por isso.
A empregada é honestíssima, mas prefere ficar calada quando quebra um objeto. O marido é fidelíssimo, mas prefere se calar por ter gostado daquela “cantada” da colega. O padeiro é do bem, mas exagera no brometo do pãozinho de cada dia.
Somos todos do bem até que a pimenta arde no olho do outro e olhamos nossos interesses sejam quais eles forem.
Sabemos que estamos superfaturando aquele imóvel que pretendemos vender, mas se alguém aceita o que tem isso? Sabemos que priorizamos o materialismo por isso falhamos com nossos filhos lhes dando menos atenção e tempo, mas não levamos em consideração, já que “não lhes faltam nada”. Mentimos para nós mesmos sendo desonestos com nossos compromissos de “cuidadores”. Arrumamos atestados para não trabalhar, doenças para aposentar, desculpas para escolhas absurdas. Escutamos a toda hora diálogos do tipo: - Sou do bem! Não machuco ninguém e pago minhas dívidas em dia. Fala um.
- Eu também! Sou correto e honesto. Não prejudico ninguém! Responde o outro.
Não quero criar polêmica até porque sei perfeitamente que estamos a caminho e estamos tentando sermos os melhores possíveis. Nem quero generalizar transformando a honestidade em algo totalmente impossível. Quero apenas ressaltar que ser honesto implica na totalidade dela, ou seja, não mentir, não enganar, não omitir, não pensar mal do outro, não falar o que não deve. Não xingar, não mal dizer, não tentar lucrar em cima do desejo do outro, não invejar, não... É infinito... Muitas vezes somos quase que totalmente honestos no trato com nossos sentimentos em relação com o outro. É preciso pensar muito sobre o não querer para o outro o que não querermos para nós e isso só acontecerá quando realmente amarmos uns aos outros verdadeiramente. O que repito, é ainda quase impossível. Sempre nos acharemos injustiçados em alguma coisa o que evidencia a pobreza de sentimentos. É necessário treinar nossos sentimentos na prática do dia a dia, perdoando, aceitando e praticando o desprendimento de si mesmo. Valorizando o espírito e sua evolução na natureza igualamo-nos em necessidades e direitos respeitando a si e ao outro, assim dividindo espaço e oportunidade e enfim, Amando. Se Jesus é o espírito mais evoluído que esteve entre nós encarnados e estamos ainda muito distante Dele, como nos dizer honestos se mentimos para nós mesmos na capacidade de amarmos?  Fomos criados simples e ignorantes. Puros. Fomos aos poucos desvirtuando e desaprendendo a pureza. Agora precisaremos também aos poucos reaprender a pureza e aprender a amar. No meu entendimento só conseguiremos isso numa transformação íntima muito delicada que é o amor íntimo, o perdão íntimo e a aceitação dessa limitação. Só assim teremos a paciência necessária uns com os outros para reformularmos nossas condutas no relacionamento mútuo. Sendo honestos conosco nos aceitando “doentes” podemos achar a cura tornando mais fácil a nossa recolocação no universo da criação contribuindo efetivamente para a sua manutenção e desenvolvimento. Vamos acender a nossa luz e nos tornar deuses como recomendou nosso irmão maior. Valéria Ribeiro. 

Nenhum comentário: