sábado, 5 de fevereiro de 2011

A irracionalidade dos sentimentos


Olá! Voltei, estava viajando e sem computador... nesses momentos pude pensar um pouquinho sobre esse assunto. Fiquei pensando na evolução humana e no desenvolvimento de suas sensações gerando os sentimentos. Aprendemos que na primitividade do homem existia o vazio do entendimento que automatizava suas atitudes de sobrevivência  mantendo-o "afastado" da Dinvidade, pois seus sentimentos eram baseados nas sensações e ações de "auto defesa" assim abstratos e irracionais.
Matar para comer, ferir para escapar, lutar para conquistar e copular para procriar. Entendemos que são ações e sensações irracionais. Podemos pensar que na verdade existia vontade, medo, prazer, raiva, ciúme e até por que não dizer pena e tristeza?
O homem evoluiu e suas sensações afloraram e foram se definindo como sentimentos percebidos e como não dizer, compreendidos. O hominal superior ao animal evoluiu...evoluiu?
Nos confundimos em classificar o que sentimos como sentimento em sua essência, pois que o verdadeiro sentimento é o amor e este pleno neutraliza todos os outros sendo que esse é realmente racional e os outros "irracional".
Vejamos os animais que classificamos como inferiores e irracionais. Quando demonstra seu sentimento, o animal automaticamente se mostra racional, pois esse sentimento é de verdadeiro amor em humildade, passividade, gratidão e devoção para com seus "superiores" ou mesmo para com seus semelhantes.

O animal só mata para comer, só fere para escapar, só luta para conquistar e só copula para procriar ele é irracional, mas ama como um racional.
Hoje o hominal evoluiu... e não só mata para comer, não só luta para conquistar, não só fere para escapar e não só copula para procriar, pois ele é racional. Seus sentimentos já definidos o confundem fazendo-o camuflá-los ou dissimulá-los. Ainda não amam.
E a divindade implicita em seu ser ainda não foi descoberta, pois ainda não ama nem o Criador nem o semelhante com humildade, passividade, gratidão nem devoção. Na superioridade pobre que imagina ter sobre os animais, ainda sustentam-se na irracionalidade de seus sentimentos. Então pergunto, quando iremos racionalizá-los amando verdadeiramente a exemplo dos nossos amiguinhos "irracionais"?
Jesus disse: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" Neste último conselho Jesus mostra em suas atitudes que todos os sentimentos se resumem na evolução verdadeira do amor puro e simplesmente desprovido de sensações egoístas que o mascaram . Valéria Ribeiro.

Nenhum comentário: